segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A MORTE DE UMA ILUSTRE SENHORA

Olá Pessoal!
Quanto tempo que não nos falamos...
Não é por falta de novidades, pois, neste período de férias eu encontrei muitas novidades envolvendo o tema do nosso Blog.
O assunto que quero abordar hoje para a nossa discussão é "A morte da Educação".
Quem diria... Aquela senhora tão ilustre, bondosa e simpática, parece realmente ter morrido, ou está às vésperas de morrer.
Por que eu digo isso?
Eis que, no último domingo minha família e eu fomos ao Playcenter para nos divertimos naquele, que é um parque de diversões tradicional aqui em São Paulo.
O dia estava muito quente, e as filas para os brinquedos estavam enormes, com uma espera média de 50 minutos para os brinquedos mais interessantes, não que isso seja novidade, pois, já era de se esperar.
O fato que me fez pensar na morte da “Ilustre Senhora Educação”, foi quando me deparei com a seguinte situação:
Imaginem uma fila imensa com pessoas de todas as idades e estilos, e de repente, surgem algumas pessoas e passam pela lateral da fila e acessam o brinquedo tão aguardado pela multidão.
Você pode pensar... Podem ser pessoas idosas, gestantes e ou portadores de deficiência física ou mental, ou então, são pessoas famosas, celebridades públicas que devido ao assédio dos civis não podem ficar na fila, ou quem sabe, são aqueles seres parentes do "Gerson" que gostam de levar vantagem em tudo e sobre todos.
Ah! Esse Gerson! Ele tem uma parentela enorme, nós sempre os encontramos nos cinemas, parques, hospitais, bancos, em qualquer lugar que tenha fila, e, eu até desconfio que seja ele o culpado pela morte da Ilustre senhora...
Se você pensou na última opção, é porque você tem um faro muito apurado!
Essas pessoas são, nada mais, nada menos do que os chamados “VERY IMPORTANT PEOPPLE” mais conhecidos pela sigla "VIP", que traduzindo ao pé da letra significa “PESSOA MUITO IMPORTANTE”, para tanto, basta você adquirir o “PlayPass”. Veja o que é:
“PlayPass é um passaporte individual que permite ao visitante andar em até 8 (oito) atrações sem a necessidade de aguardar na fila e pode ser adquirido em um dos quiosques espalhados pelo parque.” Fonte: http://www.playcenter.com.br

Pois é. O Playcenter institucionalizou a famosa atitude de “Furar a fila”, você chega ao parque e compra esse ingresso com preço diferenciado e tem o “Direito” de passar na frente de todas as pessoas menos afortunadas que lá estão a esperar pela sua vez.
Gostaria de poder falar com o “Gênio” que desenvolveu esse sistema para o parque.
Primeiro, eu diria para ele que a questão das filas reflete um problema de infra-estrutura, pois, se o parque não tem condições de atender, dignamente, determinada quantidade de pessoas, então não venda tal quantidade de ingressos e cobre o preço justo para manter o empreendimento e garantir o lucro de seus acionistas e o conforto dos seus clientes.
Segundo, eu gostaria de saber se ele não acha que já temos Desigualdade Social suficiente aqui no Brasil, pois, já temos desigualdades no acesso a Escola, Saúde, Moradia, Benefícios Fiscais, Saneamento Básico, Alimentação, entre outros, e, agora mais esta.
Além de mais um exemplo clássico de Desigualdade Social, é também uma falta de Educação muito grande por parte dos Administradores do Parque e também das pessoas que utilizam este “Serviço”. É uma falta de educação sim, porém, PAGA e institucionalizada, o que é pior!
Por fim, gostaria de dizer: “Não digo desta água não mais beberei”, mas, com certeza farei um imenso esforço para não utilizar as suas instalações, já que o meu Rico Dinheirinho não vale tanto para esta Instituição, nada mais justo que ela fique com o faturamento apenas dos “VIP’s”, ou melhor, dos “PlayPass”.
E vocês o que acham? Enviem as suas opiniões, mesmo que seja contrária a minha posição, e divulguem aos seus colegas, pois, eu acredito que ainda possa haver uma revolução através da Internet.

10 comentários:

  1. querida Antonia,
    que bom poder rever os seus textos e provocações sempre instigantes! Vc trouxe um ponto muito importante e delicado - uma situação que tem se extendido para vários outros lugares, dentre eles o outro parque perto da capital que adota a mesma forma de profundo desrespeito aos frequentadores. Tb fico indignada com isto!
    um grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Prezada Edileuza,

    Realmente concordo com o seu ponto de vista, mas, é o processo deste mundo capitalista na qual vivemos, onde quem tem mais recursos, tem acesso aos melhores lugares, comida, vestuário e etc...
    E às vezes praticamos em alguns momentos tal processo em nossas escolhas.
    Viva o Capitalismo! (não temos outro regime, infelizmente...rsrsrs)

    Edmilson

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Antonia.
    Onde vivemos a realidade é dura e cruel...Temos que nos adaptar a ela e saber sobreviver tbm, lógico.
    Mas o injusto um dia nao acontecerá mais, mas isso leva um tempo pra que as pessoas tomem consciencia das coisas...fora e dentro das empresas tbm.

    Bom, o artigo está interessante e essa é minha opiniao sobre ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Antonia,
    Adorei o que vc escreveu, temos que utilizar uma ferramenta igual a Internet para que cada vez mais pessoas saibam desse tipo de situação desagradável que ocorre em nosso País!
    Quer dizer que se temos dinheiro e somos VIPs,podemos usufruir desses benefícios dentro do PLay Center? Se o País luta para uma democracia, quer que todos tenham direito a educação, saúde, moradia, aposentadoria, etc...
    Uma empresa tem a obrigação de atender todos igualmente, pois o serviço final prestado neste caso é o divertimento nos brinquedos!
    Agora será que só o Play Center é culpado e adquirentes deste tipo de benefício, são coitadinhos vítimas? Êles não tem culpa nenhuma de terem maiores condições do que os demais?
    cris

    ResponderExcluir
  5. Oi Antonia,
    Concordo com o seu argumento.Mas ainda bem que nos divertimos muito em familia.Sim, acredito que esse tipo de atitude deveria ser intoleravel para qualquer lugar, mas como se trata de um local onde a nossa unica obrigaçao e se divertir e relembrar a nossa infancia, devemos sim, ficar inconformados, pois la e o paraiso secreto onde podemos desafiar nossos medos e libertar nossas crianças interiores.
    Beijoooooos mae amei seu texto mega revolucionarioooo...
    Te amooo
    Sah*

    ResponderExcluir
  6. Oi Edileuza,

    Infelizmente o Playcenter foi apenas mais um dos pontos observado pela sua indignação em relação a Morte de uma Ilustre Senhora.
    Por que o povo brasileiro é tão mal educado ?
    Quando você esta cochilando exasto, cansado em algum lugar, alguém que vc não conhece, implica com vc fala auto para te acordar, quando esta em algum lugar comendo ou bebendo algo, alguém indiscreto fica olhando pra vc comendo, ou até as vezes te pede a comida ou a bebida, pessoa que vc nem conhece, outras furam filas em mercados, falam palavrões, cospem ou fungam meleca em cima de vc na rua sujam as avenidas todas, urinam, é aquela história de um operário semi analfabeto, que se deu bem na vida, é o que o povo de uma maneira geral quer, se dar bem na vida boa, sem trabalhar ganhar tudo dos outros sem estudo educação e nem cultura. por isso que o Brasil esta em ultimo lugar em educação no planeta.
    Cada povo tem o governo que merece ?

    Será interesse dos próprios governantes que o povo permaneça assim ?

    Emerson.

    ResponderExcluir
  7. Oi Antonia Edileuza,

    Adorei o título acima, de fato estamos sofrendo a muito tempo com a morte dessa ilustre senhora. Infelizmente!!!Lamentável!!! Não sabemos hoje, como será o futruro de nossos filhos!!!
    Absurdo é o Parque adotar esse sistema! Pois lá é um lugar onde nossas crianças buscam divertimento e logo de cara encontra a desigualdade, a exclusão...Como explicar para uma criança que ela tem que ceder a sua vez, a outra pessoa, que comprou o direito de passar por cima de qualquer príncipio...De quem é a culpa? Do ser humano que stá cada vez mais egoísta, individualista...Quem criou este PlayPass, é digno de pena!Vc consegue imaginar o que se passa na mente de um ser humano desses?
    Bjs
    Sonia Cruz

    ResponderExcluir
  8. Muito importante refletimos este assunto , pois a cultura do Brasileiro é levar vantagem em tudo , a famosa Lei de Gerson.
    O engraçado é que nesse fds estana no shop Analia Franco e fui pagar o Estacionamento , eis que a fila esta um tanto pouco grande , eu obviamente fui para o final da fila ( unica por sinal) e existem 2 guiches para o pagamento , eis que uns ´´espertinhos´´ , aproveitando que a fila era unica se colocavam na frente de um dos guiches furando na cara dura a fila.
    Eu reclamei , mais fui o unico que reclamou , pensei depois , se todos reclamassem , ctz que os ´´espertinhos´´ ficariam muito envergonhados e talves não repetissem a falta de educação.
    Quanto ao parque eles aproveitaram uma oportunidade ( a fila ) para ganhar ainda mais dinheiro. Sem duvida nenhuma uma falta de respeito com todos menos providos de $$.

    Ass: Thiago Martins da Silva

    ResponderExcluir
  9. Acompanho um casal de amigos que simplesmente adora o parque e já havia reparado no "play-pass".
    O parque já não é o mesmo de quando eu era adolescente, está menor, passou por muitas dificuldades...
    Acredito que para gerar os mesmos lucros de antigamente os administradores tiveram que recorrer há muitas formas de ganhar dinheiro e esse método de "furar a fila" legalizado é só uma delas.
    Com isso eles ganham e quem perdem somos nós.
    Somos obrigados até a deixar a educação de lado e calados - sem protestar, observar quem pagou passar na nossa frente e brincar alegremente.
    Levar vantagem em tudo, certo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos

    Realmente concordo com vcs, estou indignadissimo!
    Ontem fui ao PlayCenter com meus amigos e entrei na fila do Boomerang as 13:30 e somente entrei no brinquedo as 20:00hrs.(Isso mesmo 6:30 na fila!) UM ABSURDO!!!!resumindo paguei um passaporte (60,00)para brincar em um só brinquedo!
    Lembro-me que da ultima vez que fui ao play (ainda não tinha o play pass) eu brinquei em 10 brinquedo, com media na fila de 0:40 a 1:00.
    Agora vem um imbecil, imcopetente, burro, falso, pilantra, desonesto, inventar esse tal de "Play Pass" ou seja alem de comprar o passaporte somos praticamente "obrigado" a comprar o pay pass!! Em que mundo nós estamos??? Com certeza o "cara" que inventou esse play pass, fez isso justamente e unicamente para "GANHAR MAIS DINHEIRO". Ele não pensou nas pessoas que não tem condições de pagar o play pass. Conheço gte q ecomiza um dinheirinho para ir ao parque se diverti, mas nao pode pq os "VIPs" são preferencia (pior q não é 10 ou 20 VIPS, são 100 a 200 por brinquedo). Fiquei furioso com essa situação! todos nós somos seres humanos e todos tem o memso direito! FIM PARA O PLAY PASS JÁ!!!!!

    ResponderExcluir