domingo, 22 de novembro de 2009

A ameaça dos mortos - Poluição nos cemitérios em São Paulo

Muitos estudos mostram que os cemitérios são fonte de contaminação de águas do solo freático, levando impurezas e microorganismo tóxicos às águas, que muitas vezes são usadas por pessoas que não usufruem a água potável e sim de poços rasos. Os cemitérios estão causando impacto ao meio ambiente.

Em São Paulo foi constatada algumas contaminações pelo Cemitério da Nova Cachoeirinha e Vila Formosa..

Como essa contaminação pode ocorrer?
Muitos nem imaginam, mas os mortos podem ser considerados uma ameaça ao meio ambiente, pois na decomposição dos mortos que leva em média dois anos e meio dá origem a um líquido chamado “necrochorume”. Este líquido é eliminado durante o primeiro ano de após o enterro. Trata-se de um escoamento viscoso com a coloração acinzentada e que com a chuva pode atingir o aqüífero freático, ou seja, a água subterrânea de pequena profundidade. O geólogo e professor da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, Lezíro Marques Silva, que há quase 30 anos dedica-se a pesquisas sobre o tema, verificou a situação em 600 cemitérios do País e constatou que cerca de 75% deles poluem o meio ambiente. Ele aponta, por exemplo, o limite de dois metros acima do lençol freático para o sepultamento de um morto. O necrochorume é formado por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas, duas delas altamente tóxicas: a putresina e a cadaverina. “Em São Paulo há vetores transmissores da poliomielite e da hepatite e as pessoas que não têm acesso à rede pública de abastecimento e utilizam poços é que são afetadas. Se em São Paulo a situação já é grave, imagine nos cantões do país?”, questiona o professor.

Em São Paulo não há uma legislação e nem um órgão responsável pela fiscalização dos cemitérios. Acredito que a Vigilância Sanitária poderia ser esse órgão e cuidar disso.

http://www.terra.com.br/istoe/Reportagens/cemiterio.htm, extraído em 19/11/2009. às 23:40
http://correiociencia.wordpress.com/2009/09/22/os-cemiterios-como-fontes-de-poluicao-ambiental/, extraído em 19/11/2009, às 23:52

2 comentários:

  1. Se já contaminação, agora a tendencia é piorar com a disceminação das bacterias super resistentes como exemplo a KPC.

    ResponderExcluir