terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vida após a morte.


Não sei você, mas eu muitas vezes me peguei pensando em como é a vida após a morte.

Sempre acreditei que por ter sido uma menina tão boazinha meu destino seria o céu onde eu tocaria harpa pela eternidade junto com os anjos e querubins, mesmo não tendo nenhuma aptidão musical, ou no máximo ficaria no purgatório por algum tempo me arrependendo de alguns pecadinhos.

Se você segue uma doutrina religiosa diferente da minha vai dizer, - Que viagem! , afinal cada uma relata a vida após a morte de uma forma diferente. Graças à democracia hoje as pessoas são livres para acreditar no que querem e agir como querem (é... o caso da UNIBAN não tem explicação).

Mas enfim, para onde nós vamos? Bom, não sei! E já que eu não sei, vou citar abaixo a ideologia de algumas religiões, quem sabe você não “tira a média” e descobre (só não esquece de me avisar).

- Budismo: prega a reencarnação. Segundo eles o espírito retorna em outros corpos e dependendo de sua conduta durante a vida pode subir ou descer na escala dos seres vivos (homem ou animal). O espírito pode renascer em 6 mundos distintos: Reino celestial, reino humano, reino animal, espírito guerreiro, espírito insaciável e reino infernal.

- Hinduísmo: prega a reencarnação. Da mesma forma que o Budismo acredita que o espírito retorna em outros corpos e dependendo de sua conduta durante a vida pode retornar como humano ou animal dentro de 14 níveis planetários diferentes. Após atingir o nível máximo de consciência, a alma retorna ao verdadeiro lar e não reencarna novamente.

- Islamismo: prega a eternidade no inferno ou paraíso. Segundo esta doutrina, Alá trará de volta a vida todos os mortos no dia final (aqueles que merecerem) e estes criarão uma nova vida.

- Espiritismo: prega a reencarnação. Os espíritos retornam com a chance de evoluir em cada encarnação uma vez que no princípio todos eram simples e ignorantes com aptidão idêntica para o bem e o mal.

- Catolicismo e igreja evangélica: prega a eternidade no inferno ou paraíso. A alma é única e eterna e por isso não retorna e sim viverá em eterna comunhão com todos os seres humanos e Deus.

- Judaísmo: prega a sobrevivência da alma e como permite diversas interpretações, algumas correntes acreditam na reencarnação e outras na ressurreição.

- Candomblé: prega a vida eterna do espírito. Acredita que o homem vive para realizar o seu destino e após o seu cumprimento está pronto para morrer, sendo que na morte a alma passa para outra dimensão vivendo com os outros espíritos.
Quando o destino não é cumprido, o espírito ficará vagando entre o céu e a terra interferindo negativamente na vida de outros humanos.


E você no que acredita? Deixe seu comentário e não esqueça de votar em nossa enquete.

Informação útil: Você sabe quais são as principais religiões no Estado de São Paulo? Segue abaixo um panorama de 2000 realizado pelo IBGE.



Fontes:

http://www.ensinoreligioso.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=70

Imagem: O Jardim das Delícias de Hieronymus Bosch

7 comentários:

  1. Eu acredito em reencarnação, pois a morte não é o fim, apesar de toda tristeza que ela reproduz, eu acho que teremos a oportunidade de voltar e cumprir nossa missão caso ela ainda não seja cumprida nessa vida.
    Mas tenho grande receio desse assunto, pois a morte me assusta muito e pensar em peder pessoas que eu amo muito me traz grande tristeza só de pensar, mesmo acreditando em outras vidas
    Parabens pelo tema.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na reencarnação, não posso imaginar que aqui é o fim, temos uma missão, e uma só vida não é suficiente para executa-la.
    Respeito quem pensa diferente de mim, pois cada um se apega no que te faz bem.
    E o interessante de saber que se eu errar vou ter que reparar esse erro, nesta vida ou em outra, me faz pensar duas vezes. Adorei saber o que cada religião acredita.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da abordagem realizada neste texto ao expor as crenças em relação à morte dos principais grupos religiosos em SP. Creio que não há nada após a morte porque o homem é a alma e a alma morre. Por isso faço tudo o que puder fazer de bom nesta vida, pois não terei uma segunda chance para reparar um erro ou viver o que não vivi até agora.

    ResponderExcluir
  4. eu acredio em vida apos a morete, mais fico a me perguntar mais será q as pessoas tembem acreditam?pois sou adolecente e converso com minhas amigas e muitas delas nao acreditam dizem que sou doidinha,mais pq elas nao podem crer na vida apos a morte?esse é um tema que tinha q ser trabalhado nas escolas para que assim as pessoas tentem acreditar que depois q morremos podemos ter a vida eterna...ha adorei o site bjsss

    ResponderExcluir
  5. É um martírio não saber o nosso destino após a morte.
    Você poderia ter citado a doutrina das "Testemunhas de Jeová". Eles pregam que após a morte, os "ungidos" ou "escolhidos" do grupo de 144.000 pessoas, imediatamente vão para o Céu, para governarem a Terra junto à Jesus (o Rei). Os demais salvos (que não são ungidos), ressuscitarão um dia para viverem para sempre aqui na Terra. Os ímpios ou discrentes ou não merecedores da salvação, nunca mais acordarão, ou seja, virarão pó e nunca mais terão vida ou lucidez.
    Essa é apenas uma em mais de 10.000 doutrinas.
    Qual é a certa? Só saberemos se nosso espírito sobreviver à morte da carne.
    Qual é a religião verdadeora? Não sei! Façamos o bem e o bem receberemos.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que se como qualquer animal, o homem também morrerá e ja era, vira pó, desaprece, o resto que se prega por ai, é nada mais do que exercicios do imaginario e do inconsciente coletivo, dos que nao são capazes de encarar a realidade de ser um simples animal. e como demais, morreu ja foi.

    ResponderExcluir
  7. Tive muitas angústias ao refletir sobre o pós-morte. Hoje, após muitas leituras, inclusive de conteúdos científicos (experiências de quase morte - EQM), estudo de casos espíritas (história do Espiritismo) feitos por eminentes pesquisadores, desenvolvi a convicção de uma vida após a morte que é função de como vivemos na terra. Hoje acredito na reencarnação e esse conjunto de crenças "apaziguaram meu coração", permitindo-me sentir serenidade a respeito do tema e até uma certa expectativa positiva sobre o porvir. Parabéns pela iniciativa do blog com esta temática.

    ResponderExcluir