terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cemitérios para Animais

Na cidade de São Paulo, cresce cada vez mais a quantidade de animais de estimação (Pets). Em quase todas as casas podemos encontrar gatos, cachorros, pássaros e peixes. Mas um dia, assim como nós, nossos amiguinhos também morrerão.

A dor da perda de um companheiro animal, para alguns é tão pesada quanto a perda de um ente querido, sempre nos lembraremos dos momentos juntos e do quanto ele nos fazia sorrir.
Eu como dona de uma gata de 15 anos me preocupo com o que fazer com seu corpo após sua morte. Um gato saudável vive em torno de 13 a 17 anos, o que significa que as 7 vidas da Chica estão se acabando.

Eu preferi pensar que a Chica viverá ainda por muitos e muito anos, porém alguns donos mais preocupados já estão pensando aonde enterrá-los.
Com o crescimento da indústria voltada aos cuidados dos pets, alguns investidores se adiantaram e criaram cemitérios para os animais. Um exemplo é o Jardim do Amigo que fica em Itapevi, a 40km de São Paulo onde um jazigo pode custar de R$ 190,00 a R$ 1.200,00. Já no cemitério Reviver em Minas Gerais, um jazigo perpétuo custa em torno de R$ 420,00.

A compra destes jazigos pode parecer para alguns uma excentricidade e para outros algo completamente normal, afinal se existem cemitérios para Seres humanos porque os animais, que assim como nós são Seres vivos, não podem dispor de um?

Quando a hora chegar, provavelmente comprarei um jazigo para a Chica, não consigo pensar em abandoná-la após anos de companheirismo, afinal ela ficou ao meu lado em muitos momentos da minha vida e merece um cantinho para passar a eternidade.

E você que tem animal, já sabe o que fará com ele após sua morte?

INFORMAÇÃO ÚTIL

Se você não dispõe de recursos para arcar com um jazigo para seu animal, a Prefeitura disponibiliza duas estações de coleta.
Você deverá levar o corpo do animal dentro de um saco para um dos endereços R. Miguel Lunes, 343 (Transbordo Santo Amaro) ou Avenida do Estado, 300 (Transbordo Ponte Pequena), onde os pequenos serão encaminhados para um serviço de cremação.
Fonte: Revista da Folha, 27 de Setembro de 2009.



Fontes:
http://cemiteriodosanimais.com.br/
http://www.jardimdoamigo.com/

11 comentários:

  1. Ola..Passei aqui para desejar Boa Vinda ao Blog e que tenha muito sucesso !!

    Gostei muito do tema que vocês estão desenvolvendo, pois parece curioso e interessante...

    Eu não tenho animal de estimação, mas deve ser muito ruim a partida de qualquer ser querido na face da Terra...

    Caso vocês queiram mais informações de animais,acessem o Site da UIPA (União Internacional Protetora dos animais).

    Boa Sorte à vcs !!

    ResponderExcluir
  2. Há um tempinho a minha cadela pitbull saiu da minha casa à noite e só a encontramos no dia seguinte. Depois de três dias, minha cadela faleceu devido a uma doença que adquiriu em pouco tempo em que permaneceu com cachorros de rua. Cobraram R$ 60,00 para retirar a minha cadela da minha residência, pois segundo o veterinário, ela seria cremada, pois esses animais não são jogados em qualquer lugar. Dessa forma, acho muito interessante a questão do jazigo para os animais, pois como um membro da família, devemos também nos preocupar com os nossoa animais. É claro que depende muito das condições financeiras e até mesmo o conhecimento das pessoas com relação a esse serviço que pouquíssimas pessoas sabem que existe. Por isso, estão de parabéns com a iniciativa do blog, abordando assuntos tão importantes para a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, o cemitério para animais demonstra o carinho das pessoas com o seu animal e a saudade que fica. E creio que a demonstração de respeito pela vida é que fica de ensinamento.

    ResponderExcluir
  5. Olá Meninas!!
    Achei muito legal essa matéria tenho um cachorro de 15 anos que já está bem velhinho e estava preocupada com o que fazer depois ele passar para o outro lado... mas agora já estou mais tranquila e informada.
    Ah também gostaria de dar os parabéns pelo blog está muito bonito e os assuntos são bem legais.

    ResponderExcluir
  6. bom,eu tenho a laica uma basset hounde de 10 anos... não penso mto no dia que ela morrer...mas não pagaria td isso pra ela ser enterrada.Na hr penso o que fazer,mas gastar e tanto,creio que nao faça.MAs cada pessoa faz o que acha melhor...aqui no Sul existem varios cemiteros para animais,ate crematorios!!! penso que seje talvez exagero,mas não podemos julgar os sentimentos das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas, quero fazer um comentário geral do Blog: Muito Bom!
    Vocês vão continuar postando?
    É tema tabu muito interessante.
    Se puderem, abordem como a morte é vista em outras culturas, como a mexicana e a indiana.
    Todos os posts estão interessantes, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos,
    Faremos mais postagens sim e voc~e nos trouxe uma excelente idéia.
    Beijos,
    Tamar

    ResponderExcluir
  9. Olá!Estou aqui a pedido de uma amiga...a Carol...ela sempre teve um talento pra essas coisas de blog...e tb gostava d flar coisas bizarras...Mas hoje vejo o quanto ela evoluiu nos dois aspectos! Parabéns pelo blog!Está bem descontraído, leve e gostoso pra navegar!!! Com relação ao cemitério pra animais acho uma questão uma delicada...penso q a vida deve ser valorizada em cada um d seus aspectos...qm tem seus animais vivos deve desfrutar ao máximo da companhia deles pq dps q morre, infelizmente ele não está mais aqui pra receber homenagens...minha sugestão para uma postagem futura seria algo que nos mostrasse como o brasileiro vê a morte, pq nossa cultura tem peculiaridades riquíssimas que devem esconder grandes revelações sobre a morte!!!!

    ResponderExcluir
  10. A chica parece com a sessy que se foi ontem =(
    eu fui no cemiterio de itapevi e fiquei chocada, lá eles alugam pra pousada e estava uma festa, fiquei indignada q eles alugam o local para pousada.. tinha gente deiada pegando sol em cima do lugar onde os bichinhos estavam.. para mim isso foi muito duro pois estava fragilizada com a situação e ver toda aquela festa em cima dos bichinhos, foi muita falta de respeito. A mulher q atende disso que aquilo estva agitado por causa do final de ano q tem mta gene alugando.. eu pensava q era só para a familia dos animais. fiquei muito triste mesmo.

    A minha filhinha se chama Sessy.. ela era tudo para mim e eu quero um entero digno pq ela merece, foi minha amiga a vida inteira.

    ResponderExcluir
  11. Dani, nao é exagero, o animalzinho dedica a sua vida inteira para nós... pagar 1000 reais é pouco, pagaria tudo o que tenho para ter a minha querida de volta.

    ResponderExcluir