terça-feira, 27 de outubro de 2009

Obelisco no Ibirapuera - Mausoléu aos Heróis de 32


Alguém sabe o que é o Obelisco do Ibirapuera e o que ele representa?

Muitos não sabem, mas ele representa o símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. É um monumento funerário brasileiro.

O Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera está localizado em uma das áreas mais bonitas e verdes da Cidade de São Paulo, no Ibirapuera e é o maior monumento da Cidade com 72 m.
A construção do monumento iniciou-se em 1947, finalizando-se em 1970.O mausoléu do Obelisco guarda os corpos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Carmargo (o M.M.D.C), mortos durante a Revolução de 1932 e de outros 713 ex-combatentes.

Para preservar a memória da rebelião e homenageá-los, há cenas bíblicas e passagens da história paulista feitas com pastilhas de mosaico veneziano.

O projeto foi realizado pelo italiano Galileo Ugo Emendabili, fugindo de um regime fascitas em seu país. O obelisco, feito em mámore travertino, foi inaugurado em 09 de julho de 1955.

O obelisco tem inscrições acompanhadas de ícones em suas quatro faces. Iniciando pela face norte, seguindo pela face oeste, sul, e finalmente leste. O poema escrito é texto de Guilherme de Almdeida, feito como homenagem aos revolucionários de 1932. Abaixo segue o texto:

"Aos épicos de julho de 32, que,

fiéis cumpridores da sagrada promessa

feita a seus maiores - os que

moveram as terras e as gentes por

sua força e fé - na lei puseram sua

força e em São Paulo sua Fé."

À base do monumento, junto à entrada da capela e da cripta, voltadas ao Parque do Ibirapuera, há outra inscrição de Guilherme de Almeida.

"Viveram pouco para morrer bem

morreram jovens para viver sempre."

Quem nunca passou por lá e tirou uma foto, vale a pena conhecer mais uma riqueza cultural, social e política da história de São Paulo.
Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obelisco_de_S%C3%A3o_Paulo, extraído em 25 de outubro de 2009, às 13:45.

4 comentários:

  1. Acho interessante também falarmos desse tema, pois envolve tantos problemas que só entendemos, quando perdemos algum ente querido.
    Ficamos muitas vezes perdidos, porque discutimos
    tão pouco esse assunto.
    Todos até evitam, mas é bom saber como funciona
    as burocracias e tudo mais que envolve a morte.

    ResponderExcluir
  2. Adriana S. Albuqerque - Curso Adm Fesp

    Diz: Quando retornei à São Paulo em 82, o primeiro passeio turistico foi ir ao "Obelisco no ibiapuera" cresci ouvindo as historias e fatos que ocorria na época de Militar do meu pai nesta cidade , ele estudante da USP, contava como eram as conquistas e revoluções frente o governo Getulio Vargas, no dia visita ao "Obelisco" lembro como se fosse hoje; havia um apresentação da "Orquesta sinfonica" da sala São Paulo um show , fiquei muito emocionada , o mais interessante como até mesmo vários paulistas desconhecem o motivo do feriado no dia 9 de julho no Estado de São Paulo. Por isso, acho muito importante sua materia vem para reforçar sobre esse belo monumento, localizado bem próximo ao bairro de Moema. Gente "O Obelisco do Ibirapuera" é um monumento funerário que homenageia os herois da Revolução Constitucionalista de 1932 e guarda muitos corpos, como por exemplo de amigo do meu pai da epoca USP , Dausio, morto durante o movimento que foi a primeira grande revolta contra o governo Getúlio. e grande momento historico.

    Este blog, me trouxe muitas lebranças boas e principalmente das "Estoria" rs contadas por meu grande heroi Pai Francisco Saraiva que aos 61 anos de idade ,encontra-se em "Menoria anos depois."

    Parabens Tamar Cristina pelo excelente Texto -
    Amiga deixo aqui Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Interessante, nasci em São paulo há 27 anos, e não sabia sobre o Obelisco, o que ele significava, muito bacana.
    É até vergonhoso falar que não conheço, apesar de já ter ouvido falar, mas nunca é tarde pra sabermos um pouco mais da nossa cidade. Gostei do seu tema Tami, e como vc disse, é uma riqueza cultural e vale a pena ser "explorada"...
    Parabéns Tamar....
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. isso pessoal e historia para todos devia se visto por milhares de pessoas

    ResponderExcluir