domingo, 4 de outubro de 2009

Curiosidade I - Ilustres enterrados no Cemitério da Consolação

Quem um dia já pensou em fazer um “tour”, ou passeio cultural por um Cemitério em São Paulo, com direito a guia turístico? Quase ninguém pensa nisso. Mas o Cemitério da Consolação, que está repleto de histórias interessantes, desde sua formação, tem muitas pessoas ilustres que fizeram parte e ainda fazem parte da história do Brasil, enterradas no local. Para conhecer a fundo a história, o Cemitério dispõe de um funcionário que é o guia do local e ex-coveiro, para contar e mostrar as necrópoles do lugar.
Alguns sepultados famosos são:
- Tarsila do Amaral;
- Oswald de Andrade;
- Mário Andrade;
- Antonio de Alcântara Machado;
- Os presidentes Campos Sales e Washington Luis;
- Marquesa de Santos;
- A ex primeira dama Ruth Cardoso;
- Monteiro Lobato;
- Libero Badaró;
- Marquês de Itu,
- Rangel Pestana.

O mausoléu da Família Matarazzo é o destaque em todo Cemitério e é o maior da América Latina, ocupando uma área de 150 metros quadrados, possuindo 25 metros de altura, aproximando-se de um prédio de 3 andares.
Para quem quiser conhecer melhor este ponto histórico na Cidade de São Paulo, o Cemitério da Consolação é aberto para visitação todos os dias, das 07 às 18hs e as visitas monitoradas são realizadas das 08 às 15hs, podendo ser agendada pelos telefones (55 11) 3107-6449 e (55 11) 3247-7076, localizado à Rua da Consolação, 1660.

Nenhum comentário:

Postar um comentário