domingo, 4 de outubro de 2009

Curiosidade II - A Arte Tumular no cemitério da Consolação

O Projeto Arte Tumular tem o objetivo de apresentar aos paulistanos, como a Cidade de São era e como ela apresenta-se hoje.
Através da Arte tumular, é possível identificar a história social da cidade como era antes.
Nos séculos XIX e XX, com o crescimento da elite cafeeira, industrial e intelectual, houve muitas construções de casarões, teatros, linhas férreas para suprir as necessidades e vontades da nova elite burguesa. Era o momento da Belle Époque paulistana e o ideal da vida paulistana. Os hábitos parisienses intensificavam a arquitetura, moda, festas, convenções e também os sepultamentos e ornamento dos túmulos, deveriam conferir à sociedade paulistana, o ar cosmopolita, moderno e intelectual que se buscava.
O pensamento da elite da época mostrava-se que aqueles que tiveram uma influência maior à sociedade, deveria ter sua última morada à altura de sua importância social.
Alguns construtores e escultores de renome que realizaram deixaram sua marca nos túmulos do Cemitério da Consolação são:
- Victor Brecheret;
- Luigi Brizzolara,
- Galileo Emendabili.
Muitas esculturas nos túmulos são de bronze, granito e mármore Carrara, mostrando um verdadeiro luxo e riqueza da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário